Verdade ou MITO!





Mitos e verdades sobre cabelos


Quando o assunto é cabelo, todo mundo parece ter um conselho para dar. "Misture pílula anticoncepcional ao xampu para que os fios cresçam", "Não durma de cabelo molhado, ele pode mofar!" são alguns deles. Mas será que tudo que se diz por aí é verdade mesmo?

Já sabemos, por exemplo, que as fases da lua nada têm a ver com o resultado do corte – mito frequente que deve deixar os donos de salões de beleza de cabelo em pé. Para desmistificar as crenças populares, consultamos os cabeleireiros Marina Marques, do Crystal Hair; e Wagner Lisboa, da Ophicina do Cabelo. Veja os esclarecimentos abaixo:
  • 'Colocar pílula anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer'

    MITO
    . Marina Marques explica que o couro cabeludo não é capaz de absorver a pílula anticoncepcional, o que invalida a teoria de que os cabelos crescem e ficam mais fortes se ela for misturada ao xampu.

  • 'Usar condicionar todo dia é ruim para os fios'

    MITO
    . Wagner Lisboa esclarece que os fios precisam do condicionador para selar as cutículas após o uso do xampu. Portanto, não é prejudicial e, sim, necessário. Mas atenção: o produto não deve ser aplicado na raiz. Isso pode entupir os bulbos capilares e causar uma série de complicações como dermatite e caspa.

  • 'Dormir com o cabelo molhado é prejudicial e pode fazê-lo cair'

    VERDADE
    . Segundo Marina, o couro cabeludo, assim como os fios, demora para secar completamente. A umidade causa a proliferação de bactérias e fungos, o que pode ocasionar seborreia, caspa e outros tipos de doenças, que, em alguns casos, podem provocar até a queda capilar.

  • 'Devemos trocar de xampu regularmente'

    MITO
    . "Este é um mito frequente", diz Wagner. Na verdade, o que acontece é o acúmulo de resíduos de xampu e condicionador nos fios, o que deixa os cabelos mais opacos e sem vida. Para isso, um xampu de limpeza profunda é aconselhável uma vez por semana – menos para quem tem cabelo descolorido ou tingido, porque resseca e desbota a cor.

  • 'Arrancar fios brancos faz com que eles cresçam em dobro'

    MITO
    . O que acontece, como explica Wagner, é que os fios de cabelo começam a ficar brancos gradativamente, o que dá a impressão  de que outros fios também ficam brancos depois que se começa a "arrancá-los". Mas o fato de remover os brancos não tem relação alguma com o crescimento deles.

  • 'Aparar as pontas do cabelo dá força para ele crescer'

    MITO
    . Marina diz que a crença não passa de um mito, já que os fios de cabelos crescem pela raiz e não pelas pontas. No entanto, aparar o cabelo regularmente é aconselhável para evitar pontas duplas.

  • 'Pentear o cabelo molhado quebra os fios'

    VERDADE
    . Marina explica que eles podem quebrar, sim, pois os fios úmidos são mais frágeis e vulneráveis. Por isso, deve-se usar sempre um creme para pentear e um pente com dentes largos.
Boatos na internet afirmam que a boneca não tem nada de 
inofensivo e é fruto de um pacto com o diabo



1974: nessa data nascia uma das mais carismáticas personagens do Japão (e do mundo!). A empresa japonesa Sanrio acabava de “criar” a Hello Kitty, uma gata branca com traços humanos e um laço na orelha esquerda. Hoje, com mais de 30 anos, o universo ficcional da gatinha inclui uma gama de amigos e familiares. Entre eles, seus pais George e Mary White, a irmã caçula Mimmy e os avós paternos Anthony e Margaret, além do namorado Dear Daniel. Desde 2004, ela possui também seus próprios animais de estimação: a felina Charmmy e um hamster chamado Sugar. Apesar de ser apenas um personagem, a boneca gera polêmicas.

Segundo um boato que circula na internet, Hello Kitty não tem nada de inofensivo; trata-se da concretização de um pacto feito com o diabo. Conta a história que havia uma menina de cerca de 14 anos em fase terminal de câncer de boca. Os médicos já haviam tirado todas as esperanças da família e sua mãe, desesperada, teria feito um pacto com o demônio: em troca da cura da filha, criaria uma marca que afetaria todo o mundo. A criança foi curada e a promessa cumprida. Assim teria nascido a boneca. O texto afirma ainda que Hello Kitty quer dizer “Olá, demônio”, já que a palavra hello, em inglês, quer dizer olá, e a palavra kitty, que seria de origem chinesa, quer dizer demônio.

Claudio Taguchi, diretor comercial da Sanrio do Brasil (empresa responsável pela Hello Kitty em toda a América Latina), acredita que o brinquedo é alvo de especulações por causa de sua grande popularidade entre crianças, jovens e adultos. “Nós, aqui na empresa, ficamos surpresos quando soubemos que uma personagem tão querida pudesse ser associada a um personagem maléfico. Hello Kitty é um nome, assim como Marcos ou Daniele, portanto não tem um significado subjetivo. O fato de a boneca não ter boca é porque ela fala com o coração, levando emoções e sentimentos como paz, felicidade e amizade”, informa.

De acordo com a Sanrio, a boneca recebeu um nome inglês porque a cultura britânica era popular entre as garotas japonesas na época da sua criação. O nome Kitty veio de um dos gatos de outro personagem infantil, a Alice, do conto Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. A palavra Kitty não significa demônio em nenhum idioma, e sim “gatinho” ou “gato pequeno” em inglês.

Para Márcia M. dHaese, que criou a formiga Smilingüido e os personagens da turminha Mig e Meg, acreditar ou não nessa história é uma questão de bom senso. “Lamento pelo povo cristão que se conforma com considerações rasas e sem fundamento, tão diferente dos bereanos, da Bíblia, que procuravam conferir as coisas antes de tomar decisões. Muitas pessoas se contentam com a ignorância, gostam de encontrar o mal em qualquer coisa e focalizar esse mal. Prefiro olhar para Cristo”, opina Márcia, ressaltando que a verdade liberta e não oprime. Para ela, a gatinha Kitty é uma forma simples e singela de expressão. “Em si mesmo, não tem poder nenhum, a menos que aceitemos que ela tenha algum. Meu testemunho é este: diante da escolha entre a vida e a morte, eu escolho a vida”, disse, afirmando que também já foi alvo de críticas relacionadas a seus desenhos.

Por Elnet

   Verdade ou mito o Tarzan  


No começo do século XX, o escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) deu início a publicação de uma série de histórias cujo o personagem central era um homem criado desde criança por grandes macacos na África. Filho de um casal de nobres ingleses mortos após o naufrágio do navio em que viajavam pela costa africana, seu nome era Jhon Greystoke. Os macacos que o criaram, porém o chamavam de Tarzan. Sucesso imediato entre os leitores, Tarzan logo passou para as telas do cinema e para as histórias em quadrinhos, encantando sucessivas gerações.
Nas histórias de Burroughs, Tarzan aprendeu a ler sozinho, com a ajuda apenas de um livro encontrado em uma cabana. Além disso, demonstrava sentimentos nobres e humanos e defendia os valores semelhantes aos da sociedade em que viveu o escritor. Na verdade, o autor criou Tarzan segundo a imagem que tinha do homem europeu na época vitoriana: "civilização", incapaz de atos de violência gratuita, justiceiro e... "superior" aos africanos. Tratava-se, portanto, de uma construção ideológica que produzia as relações de dominação das potências europeias sobre os povos da África na época do imperialismo (séculos XIX e primeira metade do século XX). Por essa época, os líderes das potências europeias justificavam essa dominação afirmando que os europeus iam para a África difundir o que chamavam de civilização entre os povos "Bárbaros" e "atrasados".
Como obras de ficção, os livros de Tarzan sempre atraíram o interesse de jovens leitores. Como fonte de conhecimento, entretanto apresenta um imagem falsa e deformada da África, criando um personagem mítico, distante da realidade. Como vimos os indivíduos da espécie humana só se tornam verdadeiramente humanos por intermédio da convivência e da interação em um meio social, ou seja, com seres da mesma espécie. Como outras construções ideológicas, Tarzan contribuiu para difundir e legitimar os interesses imperialistas de dominação dos povos africanos entre os séculos XIX e XX.

Porque Tarzan é branco?
O Tarzan se retrata branco nos desenhos animados, filmes e histórias em quadrinhos, pois seu idealizador se inspirou na concepção de homem de Europeu, como foi mencionado no texto disposto acima:
"Na verdade, o autor criou Tarzan segundo a imagem que tinha do homem europeu na época vitoriana: "civilização", incapaz de atos de violência gratuita, justiceiro e... "superior" aos africanos."




Em 1797, um menino seminu foi visto na floresta de Laucane, na França. Mais tarde, foi registrado seu aparecimento no distrito de Aveyron. Descalço, apenas alguns farrapos de uma velha camisa cobriam parte do corpo. Sempre que alguém se aproximava, ele fugia como um animal assustado.
Era um menino de cerca de 12 anos. Seu corpo estava repleto de cicatrizes. Provavelmente abandonando na floresta aos 4 ou 5 anos, foi objeto de curiosidade e provocou discussões acaloradas, principalmente na França.
Após sua captura, verificou-se que Victor não pronunciava nenhuma palavra e não parecia entender nada do que lhe falavam. Apesar do rigoroso inverno europeu, rejeitava roupas e também o uso da cama, preferindo dormir no chão. Locomovia-se apoiado nas mãos e nos pés, correndo como animais quadrúpedes.
Victor de Aveyron tornou-se um dos casos mais conhecidos de seres humanos criados em condições de liberdade em ambiente selvagem




A relação entre a acne e a dieta é um mito?

A crença de que a relação entre a acne e a dieta é um mito é baseada em dois estudos mal controlados publicados há 30 anos (3,4).

Fulton e seus colegas, em 1969, deram a 65 jovens ou chocolate, ou placebo todos os dias, por quatro semanas; então, trocaram as barras (os que tinham recebido chocolate receberam placebo e vice-versa). Não houve diferença entre os grupos em termos de tratamento de acne ou na produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele. Entretanto, não havia diferença no teor de açúcar ou gordura entre as barras.

Em outro estudo, feito por Anderson em 1971, 27 estudantes de um colégio simplesmente consumiram grandes quantidades dos alimentos considerados "culpados", como chocolate, nozes e refrigerantes, diariamente, por uma semana. Um terço das pessoas apresentaram novas lesões, enquanto metade teve uma leve melhora.

Mann disse que, se esses estudos tivessem sido feitos nos dias de hoje, não teriam sido aprovados nem publicados. Segundo ele, os pesquisadores eram dermatologistas, mas não tinham conhecimento sobre composição de alimentos e não buscaram orientação de nutricionistas. Ele comentou que esses estudos foram mal controlados, sem uma análise sobre os antecedentes dietéticos, nenhuma consideração sobre a composição dos alimentos e nenhum método validado para classificação da acne.

Como a dieta pode estar relacionada à acne?

Do ponto de vista nutricional, não existem evidências de que qualquer alimento individual como o chocolate causa a acne. Entretanto, existem vários componentes dietéticos e fatores metabólicos envolvidos em uma interação complexa.
Um desses fatores é a resistência à insulina. Em nosso passado, assim como em sociedades primitivas atuais, a resistência à insulina era necessária para sobreviver, à medida que a glicose obtida a partir de poucos carboidratos da dieta era economizada para a função cerebral e para o desenvolvimento fetal. A maioria das demandas de energia do corpo era obtida a partir da ingestão de proteínas e gordura. Um certo nível de resistência à insulina permaneceu conosco nos tempos modernos e é elevada por fatores fisiológicos, como ganho de peso e de forma transitória no desenvolvimento da puberdade.

Uma combinação de uma dieta com alto nível glicêmico (tipicamente encontrada em sociedades ocidentais) com a resistência à insulina transitória durante a puberdade e a hiperinsulinemia compensatória que ocorre em seguida, pode desencadear uma cadeia de efeitos hormonais que levam à formação da acne.

A estudante Robyn Smith, que participou de um estudo com Mann e mais dois dermatologistas George Varigos e Anna Braue, do Royal Melbourne Hospital, concluiu que este estudo inicial sugere que a acne está de fato relacionada à dieta. O estudo mostrou que um decréscimo na hiperinsulinemia, com uma dieta rica em proteína e pobre em carboidratos, e possivelmente a perda de peso, reduz a acne em mais de 50% depois de 12 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário