Justiça suspende liminar que dava acesso a redações do Enem


MEC argumentava que não teria como disponibilizar as redações


O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Paulo Roberto de Oliveira, suspendeu a liminar da Justiça Federal no Ceará que determinava ao Ministério da Educação (MEC) o acesso às provas e espelhos de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 para todos os candidatos do País que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi divulgada nesta terça-feira (24) e cabe recurso ao Pleno do TRF-5, com sede no Recife, ao qual está subordinada a Justiça Federal do Ceará.

Na decisão, o presidente do TRF-5 sublinha “saltar aos olhos a mais aparente politização das questões relativas ao Enem. Se, de um lado, o exame ainda não ostenta – é fato a se lamentar – a qualidade operacional desejada, de outro não pode ser ignorado o descuido – inexiste palavra mais amena para dizê-lo – com que vem sendo judicialmente combatido”.

Na decisão, o desembargador alegou que a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará sofreu dois aditamentos, sugerindo que o MPF não sabia o que queria, mas que reconhecidamente queria, perseguindo o resultado até obtê-lo.

Ainda de acordo com o magistrado, o Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inep), a União e o MPF, através da Subprocuradoria Geral da República, já tinham celebrado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em agosto de 2011, homologado pelo Juízo da 13ª Vara do Distrito Federal, no qual o governo se compromete a dar vistas à redação apenas a partir da edição de 2012 do Enem.

Procurador diz que vai recorrer

O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, autor da ação que pediu o acesso de todos os alunos à prova de redação do Enem, informou que vai recorrer da decisão do TRF5. "Essa coisa de o aluno pedir a revisão da prova independe do Enem. Isso é um direito constitucional à informação".

Para o procurador, o Termo de Ajuste de Conduta assinado pelo Inep, União e MPF para conceder esse direito apenas a partir de 2012 não justifica negar esse direito agora. "Fatos novos mostraram erros materiais, como o aluno que tirou nota zero e não tinha tirado. A realidade agora é outra. Essa luta pelos direitos independe do Enem".

Haddad diz que Enem 'apanha todo dia'

Na segunda-feira (23), véspera de deixar o comando do MEC, Fernando Haddad afirmou que o Enem "apanha todo santo dia". Nesta terça-feira, Haddad comentou ainda que "foi feita uma pesquisa sobre o Enem e vocês vão constatar que a juventude aprova o Enem. Sobretudo o aluno de escola pública vê no Enem a única chance de acesso [às universidades]. As pessoas reconhecem que é preciso aperfeiçoar, mas reconhecem também que o esforço está sendo grande no sentido da redemocratização", disse.

O Enem apresentou problemas nas três últimas edições do exame, desde quando passou a ser usado como forma de acesso às instituições públicas de ensino superior - em 2009, houve furto de provas da gráfica; em 2010, problemas com a impressão dos cadernos de provas; e, em 2011, vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza.

Na sexta-feira (20), o MEC decidiu cancelar a edição do Enem que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril, e afirmado que a data da segunda edição só seria divulgada posteriormente. Em nota, o ministério agora afirma que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro.

A presidente Dilma Rousseff garantiu a realização de duas edições do Enem em 2013.

Mudanças

Mercadante deve promover alterações em 4 das 6 secretarias do MEC, além de uma das principais autarquias do ministério, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), presidida por Malvina Tuttman.

O órgão é o responsável pela organização, elaboração e aplicação do Enem. Desde outubro, a edição de 2011 do Enem vem sofrendo fortes críticas e já sofreu diversas ações judiciais. O vazamento de 14 questões para mais de 500 alunos de Fortaleza, no Ceará, foi alvo de inquérito policial, e a correção das redações, divulgada em dezembro, também vem sendo contestada.


Fonte: G1

Não quero que meus ossos sequem!


Não quero que meus ossos sequem!

"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito 
abatido seca até os ossos" (Provérbios 17:22).

Quando odiamos os nossos inimigos, damos a eles o poder 
sobre nossas vidas. Damos poder sobre nosso sono, sobre 
nosso apetite, sobre nossa felicidade. Eles dançam de 
alegria quando sabem que nos aborrecem. Nosso ódio não 
prejudica a eles mas a nós mesmos, fazendo de Nossos dias e 
nossas noites um grande inferno." (Dale Carnegie)

Muitas vezes perdemos nossa paz e nossa tranquilidade 
simplesmente por causa de outras pessoas. Ficamos zangados, 
enraivecidos, angustiados, desesperados e, na maior parte 
das vezes, sem nenhuma necessidade.


Não seria melhor ignorar os que nos querem mal? Não seria 
melhor orar por eles? Não seria melhor entregá-los nas mãos 
de nosso Salvador? Se não conseguirmos transformá-los em 
amigos, pelo menos não perderemos a estabilidade emocional e 
nem perderemos o gozo de viver mos como verdadeiros 
cristãos, cheios de regozijo e bênçãos.


Quando estamos alegres, nossos dias são floridos e 
perfumados. Quando estamos tristes, não conseguimos sequer 
ver o brilho das estrelas. Quando estamos alegres, os pingos 
da chuva parecem entoar canções maviosas. Quando estamos 
tristes, até os raios de sol se mostram opacos e 
enegrecidos. O ódio e o rancor tornam nossos dias sempre 
tristes e os nossos ossos começam a secar pela falta do 
elixir da alegria chamado "amor".


Não quero que meus ossos sequem. Não quero ter a alma 
conturbada e melancólica. Não quero que outras pessoas 
controlem o meu coração e a minha felicidade. Eu quero 
perdoar, quero esquecer, quero viver em paz com todos. 

Quero viver dias de puro prazer e alegria.

Eu quero o amor de Deus. Eu quero o Deus vivo comigo, eu 
quero ser completamente feliz!


Elisangela Santos
A ressurreição

E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.

Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito. E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão. Mateus 28:2-10

Por que o anjo moveu a pedra? Seria o vencedor da morte tão fraco, que não podia empurrar uma rocha? Ouça o que o anjo diz: “Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia”. A pedra foi removida. Não por causa de Jesus, mas por causa das mulheres; não para que Jesus pudesse sair, mas para que as mulheres pudessem olhar “onde o Senhor jazia”!

Maria olha para Maria, e Maria está com o mesmo sorriso largo que tivera ao ver os pães e peixes enchendo os cestos. “Ide, pois, imediatamente, dizer aos discípulos que já ressuscitou dos mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis.” Uma surpresa ainda as espera.

“E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram. Então, Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia e lá me verão”.



 Eyshila saiu da MK Music.

A cantora vem dando essa notícia em seu Twitter. O que todos esperam agora é que a cantora assine com a Central Gospel Music, assim como fez Jozyanne. Eyshila também pertece a Assembleia de Deus vitória em Cristo do pastor Silas Malafaia.

A saída de Eyshila da MK foi tranquila,o contrato não foi renovado e agora a cantora está livre para optar por outra gravadora sem causar transtornos. O Gospel Channel estava de olho nessa informação desde o dia 06 de dezembro, mas resolvemos esperar para ver uma nota oficial, que no caso foi dada também pelo twitter por Marina de Oliveira.

"Sonhos não tem fim" foi o último trabalho de Eyshila pela MK Music.



ENSAIO PARA A FESTIVIDADE!

Adolescentes!!

Domingo agora dia 08 de Janeiro começa os ensaios para a nossa " 1º CONFRATERNIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES" será dias 9 e10 de Março de 2012.

Estaremos ensaiando hinos novos e Coreografia nova não deixe de vim
 Att:
Elisangela